Este fim de semana em Cuitegi, o clima é dor e comoção. A falta de equipamentos para exames de alta complexidade juntamente com a má formação médica, deixou que morresse uma adolescente de 12 anos de idade. Segundo familiares ela foi vítima de menegite, diagnósticada tardiamente.
"A meningite é uma inflamação nas meninges, causada por diversos agentes.
Ela é uma doença grave, cuja cura depende do diagnóstico precoce e do
início imediato do tratamento. A meningite viral é relativamente
benigna, mas a meningite bacteriana constitui um risco para a vida do
doente e necessita de tratamento urgente. Aos primeiros sinais da
doença, procure um médico ou vá ao pronto- socorro do hospital mais
próximo. A redução na taxa de mortalidade vai depender dessas medidas"(saúdenoclcik).
Foi exatamente o que os pais da minina fizeram: levaram-na imediatamente para o hospital logo após os primeiros sintomas, mas infelizmente os médicos não conseguiram diagnosticar a doença a tempo de um tratamente eficaz, fazendo com que a cirança viesse a hóbito.
Os relatos apontam para uma verdadeira saga da familia em busca da cura de sua filha, pois depois de 4 entradas na UPA de Gurabira, 1 no Hospital Regional, 1 no Trauma e mais uma no Hospital Univeresitário, onde tiveram o diagnóstico, a garota faleceu por tardiamento no tratamento.
É dificil de entender o por quê do não diagnóstico a tempo de salvar a garota. ´E de dar medo de ir realizar uma consulta médica, já que eles não foram capazes de identificar uma doença mesmo depois de tantas idas e vindas.
Enquanto médicos estiverem "examinando" seus pacientes (suplentes de defeuntos) de uma distância de de mais de meio metro, o que vamos ver são diagnósticos errados e morte de inocentes que confiam suas vidas nas mãos de filhinhos de papai que muuitas vezes pagam para puder passar de ano nas escolas e fazem uma faculdade nas "coxas", pensando apenas em quanto vão ganhar quando forem "profissionais".
Para reforçar eses argumentos, uma senhora de 78 anos de idade morreu no Hospital de um infarto, enquanto os médicos tratavam uma gastrite. É o fim, ou o começo de uma picada que não tem mais cura????